A gigante americana Avon está preparando sua entrada no e-commerce brasileiro. O jornal O estado de S. Paulo apurou que a empresa vai usar a linha de maquiagem Luxe, lançada no dia 31 de julho de 2014, para estrear na venda pela internet no País. Os demais produtos da Avon continuarão sendo vendidos somente por catálogo.
A venda pela internet no Brasil - seu principal mercado no mundo - é uma aspiração antiga da multinacional americana, mas a empresa relutava em migrar para o setor com receio de criar concorrência às suas consultoras no País. Em entrevista ao Estado no fim do ano passado, a presidente global da Avon, Sheri McCoy, havia afirmado que a empresa estudava a entrada no e-commerce no Brasil.
No dia 07 de julho durante a teleconferência de divulgação dos resultados da Avon no segundo trimestre, a executiva chefe afirmou que a linha Luxe vai ser destinada a um público de maior poder aquisitivo e será lançada com uma forte campanha publicitária.
O produto também deverá ser incluído nos catálogos de venda direta da empresa. Antes de ser lançada no Brasil, principal mercado da Avon, a Luxe foi testada em outros países, como a Rússia.
A chegada da nova linha vem na esteira da reformulação da linha de maquiagem da marca. Segundo Sheri McCoy, a empresa teve problemas para atender à demanda da consumidora brasileira por esses produtos novos no último trimestre.
Tendência
Ao apostar no comércio eletrônico, a Avon segue uma tendência entre as empresas de venda direta: buscar outros canais de distribuição. É uma tarefa sobre a qual a Natura também vem se debruçando. Líder na venda de cosméticos no Brasil, a empresa criou o projeto de e-commerce Rede Natura, disponível para o Estado de São Paulo desde julho.
A ideia da Natura é criar uma rede de consultores da marca também na internet. Tanto revendedoras que já fazem parte do time do porta a porta da empresa quanto novos interessados podem se cadastrar. Quando o cliente entrar no site da Rede Natura, ele deverá escolher a seção de um consultor. Esse parceiro receberá um porcentual de cada venda.
A Rede Natura será totalmente operada pela empresa, explica o diretor de inovação comercial da Natura, José de Luca. A empresa processará os pagamentos e se responsabilizará pela entrega. Por isso, a comissão repassada ao consultor, na venda pela web, será bem inferior aos 30% pagos nos catálogos.
Outro projeto da estratégia multicanal da Natura, a abertura de 20 a 30 lojas-conceito pelo País, deverá virar realidade em 2015, segundo o executivo. O projeto vem sendo adiado constantemente pela empresa, embora o ponto, na esquina da Oscar Freire e da Haddock Lobo - nos Jardins, região nobre de São Paulo -, tenha sido alugado pela companhia de cosméticos há mais de um ano.
Maior varejista do setor de beleza do País, O Boticário entrou há dois anos no terreno da Natura e da Avon com o início da operação de venda direta. A empresa também mantém um e-commerce tradicional. A Avon não quis comentar sua entrada no novo segmento. Fonte; Istoé Dinheiro
Mais detalhes sobre a nova linha de maquiagem Avon Luxe no link abaixo:
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