sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Salada no pote: fácil, saudável e dura uma semana na geladeira






Alimentos frescos como folhas, legumes e frutas são essenciais para quem quer ter uma alimentação equilibrada e uma vida saudável. As "jar salads", ou saladas em potes de vidro em bom português, viraram febre por preservar o frescor dos alimentos por até uma semana. Ter que lavar e preparar uma salada do zero no fim do dia pode ser meio desmotivador, então a ideia é deixar as saladas prontas para o consumo na geladeira . Para o plano dar certo, é preciso que elas sejam preparadas nos potes de vidro, que são livres de bisfenol-A, composto presente nos potes de plástico que é prejudicial à saúde. Além disso, os potes de vidro fecham melhor, logo vão preservar as folhas mais frescas. Aposte em um mix atrativo de ingredientes e adote a ideia! Faça as saladas da semana no sábado ou no domingo e vá consumindo. Separe todos os ingredientes, deixe-os já lavados, ralados, cortados, etc. Evite alimentos que soltam muita água como tomate tradicional (prefira o cereja) e deixe sempre as folhas escorrerem bem. Agora é só ir dispondo nos potes conforme as indicações a seguir:




Como fazer uma salada no pote passo-a-passo

1. Esterilize

Os potes de vidro são uma alternativa super ecológica podem ser reutilizados muito mais vezes que o plástico e não deixam cheiro, mas não basta levar, esfregar, etc, é preciso esterilizar o vidro. Só assim você impede a proliferação de bactérias que aceleram o processo de decomposição da comida e que podem contaminar quem ingere o que ali foi guardado. Para esterilizar os potes e tampas, lave bem para retirar qualquer resíduo de alimento. Retire os rótulos. Se observar algum rachado ou enferrujado na tampa, dispense. Forre uma panela com um pano novo ou bem limpo (para evitar que a boca entre em contato com o fundo da panela), encha de água e deixe levantar fervura. Depois deixe escorrer em cima de papel toalha, não seque. Opte por frascos de boca larga, mais fáceis de preencher e para consumir o alimento ali mesmo. Assim que os potes secarem estarão prontos para uso.



2. Faça o molho

Comece pelo molho. Você pode ir variando para não enjoar. Iogurte, azeite, vinagre e limão são boas bases.


3. Isole o molho

Próximo passo é fazer a caminha, escolhendo os ingredientes que podem ficar mais em contato com o molho, como grão de bico, feijão, pepino etc. Prefira colocá-los antes das folhas verdes mais leves.





4. Recheie

Chegou a hora de dar sustância à salada. Escolha uma proteína como frango ou atum e legumes e verduras que não podem ficar em contato com o molho como o milho verde, ervilha, tomate, etc e recheie sua salada no pote.



5. Finalize

Deixe as folhas verdes frescas, torradinhas e coisas que podem amolecer em contato com o molho na parte de cima do pote



Viu como montar uma salada no pote é fácil? E variando sempre os sabores fica muito mais fácil pegar o hábito de consumir alimentos frescos. Como muitas pessoas já conhecem os benefícios, esse também é um ótimo candidato de negócio. Que tal fazer para vender? O valor de venda dependendo do tamanho do pote e da região onde você mora pode ser de até R$15. Aposte nessa ideia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares