quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como Fazer um Sousplat de Natal

Vocês sabem o que é sousplat? Sousplat ("prato de baixo", do francês), cuja pronúncia é "suplá", é uma espécie de prato maior que o de refeição e mede cerca de 35 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Dessa forma, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal. E ele não é apenas decorativo. Suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha. Mas também, delimita os lugares a serem ocupados pelas pessoas.

Assim sendo, pode-se dizer que os sousplats servem como um suporte para os demais pratos e permanecem na mesa durante toda a refeição, até mesmo entre a troca do prato de entrada para o prato principal. Todavia convém lembrar que: 1) as sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats, ao serví-las, eles são retirado da mesa; 2) os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem.

Os sousplats são os primeiros a serem dispostos e devem ser colocados dois dedos acima da borda da mesa para evitar que encostem nos convidados. Em seguida, é colocado o prato principal e o prato de entrada, se houver, sobre o sousplat, como mostra na imagem abaixo.

imagem_19_02

Uma mesa montada com sousplat fica, sem dúvida, muito mais charmosa. Ele é altamente decorativo e dá um toque de classe e elegância a qualquer almoço ou jantar. Você pode usar o sousplat sobre toalhas, trilhos e até mesmo direto sobre o tampo de mesa.

Com sua popularidade, hoje o sousplat vem como algo a mais, ele se tornou mais do que um mero complemento, é um integrante indispensável na decoração de eventos. E é muito fácil de se confeccionado. Pode ter a forma que você desejar, redondo ou quadrado e pode ser feito em MDF ou em papelão. 
E uma ideia super legal que surgiu foi as capas de sousplats. Assim, ao invés de ter pilhas e pilhas de diferentes sousplats, você tem apenas a quantidade que a sua mesa comporta e você vai trocando as capas, conforme a decoração. Agora além de você poder trocar, a cada refeição, as estampas que decoram sua mesa, você não precisará de muito espaço para guardar os sousplats. 

Encontrei um vídeo que ensina passo a passo de como fazer as capas. Lembrando que não é necessário que o sousplat seja do mesmo estilo ou estampa do prato. O essencial é que haja harmonia na composição. No vídeo, ela usou um sousplat de MDF, mas, como já disse anteriormente, pode ser feito no papelão.


Abaixo coloquei duas ideias que gostei, que estão na internet, para servir de inspiração. Espero que gostem. Bjs.

 


FONTE:
Sofisticado
Copa e Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares