domingo, 21 de setembro de 2014

Dez top maquiadores revelam os principais truques para uma boca perfeita

HIDRATAR OS LÁBIOS É ESSENCIAL PARA CRIAR UM ACABAMENTO PERFEITO 

Rosa, laranja, vermelho, roxo, vinho... Lançar mão das cores intensas de batom é artifício perfeito para levantar a produção e criar um make poderoso em qualquer estação. Mas para conquistar um resultado perfeito, alguns truques práticos são indispensáveis. Consultamos dez grandes especialistas no assunto para descobrir, então, quais segredos estão por trás de uma boca perfeita.

Regis Sodré, da Lancôme no Brasil
O beauty artist conta que a boca é uma das etapas mais demoradas da maquiagem. Isso porque a área ao redor dos lábios não tem uma definição muito exata. Por isso, a primeira dica dele é apagar a boca, usando o resquício de base que fica no pincel. Ele começa, então, a desenhar o contorno com um lápis no tom do batom que se deseja usar. "É bom iniciar pelo centro da boca, o arco do cupido é a parte que tem mais personalidade. Depois, é só alongar o traço para as laterais e preencher com batom." Para consertar erros e imperfeições, o maquiador sugere usar corretivo e depois caneta iluminadora, cujo pincel é mais delicado para a correção.

Fernando Torquatto
De acordo com o maquiador responsável pelas transformações do “Superbonita”, do GNT, a hidratação deve ser o primeiro passo para a aplicação perfeita do batom. Apesar de algumas versões carregarem ativos hidratantes, investir em um lipbalm é essencial. “O ressecamento compromete a aplicação”, diz ele. Espalhe, então, o hidratante dez minutos antes do batom. “Caso os lábios não apresentem um ressecamento intenso, use apenas um primer específico para a região”, acrescenta. Em seguida, é importante definir o contorno, que, segundo Torquatto, deve ser feito com um lápis cor de boca. O tom clarinho não interfere em batons claros ou escuros. Depois, aplique o batom escolhido no centro dos lábios, com a própria bala. “Pressione um no outro e complete o preenchimento com a ajuda de um pincel”, ensina. Por fim, o expert aconselha usar um iluminador em caneta bem próximo ao contorno para imprimir volume à região.

Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença
A maquiadora reforça a importância da hidratação. “É realmente essencial. Edepois de hidratá-los, se não quiser que os lábios fiquem brilhando, retire o excesso do produto com um lencinho de papel”, ensina. Na sequência, ela sugere cobrir a boca toda com um lápis labial, que além de delimitar o contorno, melhora a fixação e durabilidade do batom. “Esse é o momento também de brincar com as cores. Você pode deixar um batom mais aberto ou fechado dependendo do tom do lápis escolhido.” Para finalizar, aplique a bala diretamente nos lábios, respeitando o desenho criado

O LÁPIS LABIAL CONFERE PRECISÃO À APLICAÇÃO


Vito Mariella, do Liceu de Maquiagem
Uma boca estilo photoshop, segundo Vito, exige primeiro um esfoliante labial, que elimina as células mortas da região, deixando a pele mais uniforme. Em seguida, entra em cena o hidratante e o corretivo, que “ajuda a apagar os lábios para que a cor real do batom apareça”. Depois, o maquiador sugere preencher os lábios com lápis e batom exatamente do mesmo tom. E para o acabamento, “é necessário fazer uma de contorno com a ajuda de um pincel chanfrado”, ensina. Por ser fininho, ele oferece a precisão e um resultado perfeito!

Ricardo dos Anjos, do House of Beauty
Respeitar a textura do batom é o grande segredo do beauty artist, responsável pela beleza de diversos editoriais e desfiles. Por isso, se o batom escolhido for mate, depois de passar o lipbalm (de preferência, o Carmex), ele retira o excesso com um lencinho. Já se for cremoso, o brilho é mantido sem problema nenhum. “Na sequência, defino o contorno da boca com um lápis que tenha a mesma cor do batom. Se o item que vier na sequência for cremoso, faço só o contorno. Caso seja mate, preencho todo o lábio com o lápis para facilitar o deslize”, ensina Ricardo. Para garantir maior durabilidade, o expert sugere, por fim, depositar uma camada fina de pó translúcido sobre os lábios.

Marcelo Andrade, do Studio W
Segundo o beauty artist, mesmo depois da hidratação, usar um primer labial faz toda a diferença. “Ele forma uma camada entre o produto e a pele, fazendo a maquiagem durar mais tempo e proporcionando um aspecto mais uniforme. Por conter sílica, ele ainda ajuda o batom a deslizar melhor, facilitando a aplicação”, explica. O passo seguinte é espalhar um pouquinho de base ou corretivo ao redor dos lábios para que a boca seja delineada com perfeição. “Use as versões com texturas mais leves, como corretivos líquidos e bases finas”, recomenda o expert. “As versões mais espessas podem marcar a região, evidenciando a correção, que deve parecer o mais natural possível.” Depois da aplicação do contorno labial e do batom, Marcelo sugere dois tipos diferentes de finalização: aplicar um pó translúcido solto com um pincel macio para potencializar a fixação e conquistar um efeito ainda mais mate ou então passar um pouquinho de gloss para um efeito cremoso mais molhadinho.

Adriano Oliveira, do MG Hair
Apesar de a aplicação do batom ser a última etapa do make, durante a preparação da pele, o expert já aproveita para iniciar o passo a passo dos lábios. “Quando a ideia é corrigir o formato, uso o os resquícios de corretivo que sobraram no pincel para apagar as laterais da boca e deixá-la mais fininha”, comenta Adriano. Feito isso, fica mais fácil desenhar os lábios com simetria. Assim como o batom, o lápis é usado para preencher a boca e não só para contornar. Depois, basta corrigir as imperfeições com um cotonete umedecido na base do mesmo tom da pele.

DEPOSITAR UM POUQUINHO DE PÓ TRANSLÚCIDO AJUDA NA DURABILIDADE DO BATOM 

Raul Melo, da quem disse, Berenice?
Para Raul Melo, a hidratação deve ser feita na noite anterior. Vai usar batom vibrante no dia seguinte? Antes de dormir, aproveite para cobrir os lábios com o hidratante específico para a região. Ao acordar, a pele estará perfeitamente tratada. E aí basta aplicar o batom com um pincel, que já auxilia também na criação do contorno. Por fim, conquiste lábios mais volumosos, aplicando uma gotinha de gloss bem ao centro.

Marcos Costa, da Natura
Esfoliação é a dica-chave do beauty artist para uma boca de arrasar. “O ideal é esfoliar os lábios a cada quinze dias para eliminar as células mortas. Para que ela seja feita da maneira correta, procure um produto de textura fina e o aplique com movimentos circulares e suaves”, recomenda. Depois, é importante ainda hidratar e proteger. “Se o batom tiver somente fator de proteção 15, sugiro investir em um protetor labial com FPS 30”, acrescenta. Isso previne, por exemplo, o aparecimento de linhas finas próximas ao contorno. Em seguida, Marcos sugere iniciar a aplicação do batom pelo centro do lábio inferior, seguir para o centro do lábio superior e, por último, criar um contorno mais preciso. O toque final fica por conta do batom de tom mais aberto aplicado no centro da boca. “No verão, contorne a boca com vermelho tomate e preencha o centro com um laranja bem aceso”, finaliza.

Simone Barcelos, da Madre Conhecimento Criativo
A maquiadora não abre mão de esfoliação e hidratação para preparar os lábios para receber, primeiro, um corretivo capaz de apagar todo o contorno. “Assim é possível redesenhar a boca em um formato mais perfeito”, justifica Simone. Em seguida, ela faz uso de um lápis invisível, o Invisible Lip Contour, da Artdeco, que suaviza as linhas finas ao redor dos lábios. Na sequência, entram em cena o lápis labial, o batom e um pouco de pó translúcido para selar a cor e prolongar a durabilidade.


Postagens populares