terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Dicas de sucos para quem exagerou no carnaval





Carnaval é sinônimo de folia e diversão e quem exagera na bebida alcoólica e nos aperitivos deve dicar atento às dicas da nutricionista Somaya Porto, do Senac Alagoas, para reportagem do site G1.com. Ela ensina dois sucos bem fáceis de fazer que serve para hidratar e também curar a ressaca. O terceiro é o detox, que pode ser tomado todos os dias, inclusive depois do exagero durante as festas.









O primeiro suco é o hidrante, feito com maracujá e couve. "São só dois ingredientes e o preparo é bem simples, já que no carnaval ninguém quer ficar perdendo tempo na cozinha", afirma a nutricionista.



Para o "suco hidrante" é preciso 1 folha de couve pequena, 1 maracujá e 200 ml de água. A nutricionista ressalta que o maracujá não deve ser batido no liquidificador com a peneira, mas coado. "Aquele farelinho da semente depois de batida pode fazer mal, então o ideal é peneirar o suco e só depois liquidificar com a couve", explica.

Somaya Porto dá a dica também de usar a polpa do maracujá congelada, encontrada com mais facilidade nos supermercados. Quem quiser pode adoçar o suco, preferencialmente com mel. "Como fica mais azedinho, por conta do maracujá, é bom usar o mel para adoçar porque se aproveita as propriedades dele também", afirma.

O segundo suco é o "cura ressaca", e também só leva dois ingredientes: 1 xícara de melancia e 1 ramo de hortelã. Nesse não vai água, porque a melancia já solta muito líquido. "Esse suco tem alto índice glicêmico e por isso é bom tomar após ingestão de álcool, porque assim eleva o açúcar no sangue", explica a nutricionista.




O hortelã é mais para dar um frescor ao suco. A especialista dá uma dica para congelar a melancia já cortada em cubinhos e sem caroço. "Desta forma o suco fica bem geladinho", afirma ressaltando que esse não deve ser adoçado, por causa do doce da fruta.

A nutricionista também ensina a fazer cubinhos de couve. Ela corta as folhas e distribui pela forma de gelo e depois completa com água, sem liquidificar. Na hora de fazer o suco é só colocar menos água e bater com a fruta escolhida.

Para o "suco detox" a receita é um pouco mais elaborada e leva mais ingredientes: 1/2 maçã, 2 laranjas (suco), 150 ml de água de coco, 1 folha de couve e 1 lasca de gengibre. A maçã pode ser substituída pelo abacaxi e, neste caso, a laranjas devem ser retiradas.

Samaya Porto explica ainda que os sucos devem ser feitos e ingeridos na sequência, para não perder os nutrientes. "Não dá para fazer o suco e deixar pronto na geladeira", orienta.




Postagens populares