quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Torta de Banana com Chocolate






Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Massa
1 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de chocolate em pó
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
50 g de manteiga gelada e em cubinhos
1 ovo
Farinha de trigo para polvilhar

Recheio
400 g chocolate meio amargo quebrado em pedaços médios
2 ½ xícaras de creme de leite
2 a 3 bananas nanicas em rodas de 0,5cm
1/3 de xícara de açúcar



Como fazer torta de chocolate com banana

Para a massa, misture numa tigela a farinha, o açúcar, o chocolate, o sal e o fermento. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicione o ovo e trabalhe até formar uma massa macia e que se solte das mãos. Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos, ou até por 48 horas.

Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até obter um disco de aproximadamente 28 cm de diâmetro e com a espessura de uma casca de banana. Forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma para quiche de fundo removível e de 22 cm de diâmetro. Com um garfo, fure toda a base para evitar bolhas de ar e leve à geladeira por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Asse o fundo da torta por 30 minutos, até que a massa esteja crocante. Retire do forno e deixe esfriar.

Para a ganache, coloque o chocolate numa tigela e reserve. Numa panelinha, aqueça o creme de leite e, quando ferver, despeje sobre o chocolate e misture com um batedor de arame até obter um creme liso. Deixe amornar e despeje no fundo da torta. Leve à geladeira para firmar por pelo menos 2 horas.

Pouco antes de servir, aqueça o açúcar numa frigideira. Quando começar a caramelizar, junte as rodelas de banana e mexa suavemente até envolver todos os pedaços com o caramelo. Retire do fogo, deixe amornar e, com cuidado, disponha as rodelas na superfície da torta. Desenforme sobre um prato raso e sirva.

Postagens populares