quarta-feira, 8 de julho de 2015

Aprenda 3 receitas lights de fondue para degustar no inverno



Alessandra Almeida, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, sugere trocar os queijos gordurosos por versões mais leves, apostar no chocolate amargo e escolher acompanhamentos saudáveis, como couve-flor, filé etc. Aqui, confira as receitas

Uma versão light do fondue de queijo é com tofu cream e queijo cottage de búfala  (Foto: Thinkstock)
         UMA VERSÃO LIGHT DO FONDUE DE QUEIJO É COM TOFU CREAM E QUEIJO COTTAGE DE BÚFALA 

Um fondue é uma ótima pedida para se aquecer - e se delicar - num dia de inverno. Porém, as versões clássicas de queijo e chocolate costumam ser carregadas de gordura, açúcar e calorias. Mas você pode apostar em versões mais lights do fondue e até mesmo trocar acompanhamentos como o pão por opções mais saudáveis. A pedido da Revista Marie Claire, Alessandra Almeida, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa indica 3 receitas. 

FONDUE FUNCIONAL DE QUEIJO
Ingredientes: 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde + 1/2 xícara de leite de amêndoas + 1/2 xícara de vinho branco + 100g de tofu cream + 400g de queijo cottage de búfala + 1 pitada de noz moscada + 1 dente de alho + ervas desidratadas a gosto + sal rosa.
Preparo: No liquidificador bata a biomassa, o leite de amêndoas, o vinho, o tofu cream, o cottage e metade do dente de alho até ficar homogêneo. Esfregue a outra metade do alho em uma panela, adicione a mistura do liquidificador e aqueça em fogo baixo. Acrescente as ervas e o sal rosa. Mexa por 5 minutos e sirva em uma panela de fondue com os acompanhamentos (couve-flor, brócolis, pão sem glúten, filé).

FONDUE DE QUEIJO COM CEBOLA
Ingredientes: 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde + 1/2 xícara de leite de amêndoas + 1/2 xícara de vinho branco + 150g de tofu cream + 1 cebola + 1 dente de alho + ervas desidratadas a gosto + sal rosa.
Preparo: Asse uma cebola no forno no azeite até amolecer. No liquidificador bata a biomassa, o leite de amêndoas, o vinho, o tofu cream, a cebola assada e metade do dente de alho até ficar homogêneo. Esfregue a outra metade do alho em uma panela, adicione a mistura do liquidificador e aqueça em fogo baixo. Acrescente as ervas e o sal rosa. Mexa por 5 minutos e sirva em uma panela de fondue com os acompanhamentos (couve-flor, brócolis, pão sem glúten, filé).

FONDUE DE CHOCOLATE COM ESPECIARIAS
Ingredientes: 2 bananas verdes sem casca e quentes (esquentadas em banho maria) + 150g de chocolate 70% amargo + 1 c. de sopa de óleo de coco + 1 c. de café de canela + 1 c. de café de gengibre + 1 xícara de chá de leite de amêndoas.
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje numa panela e leve em fogo baixo. Mexa por 5 minutos e serva.

AO INVÉS DE USAR CHOCOLATE AO LEITE, APOSTE NO 70% AMARGO (Foto: Thinkstock)
AO INVÉS DE USAR CHOCOLATE AO LEITE, APOSTE NO 70% AMARGO

Postagens populares