quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dermatologistas ensinam a incluir o protetor solar na rotina de beleza



O uso de hidratantes e maquiagens com FPS dispensa o do protetor solar? Qual a ordem correta de aplicar os produtos? Posso reaplicar o protetor por cima da maquiagem? As experts Karla Assed e Silvia Mello esclarecem estas e outras dúvidas

HIDRATANTES E MAQUIAGENS COM FPS NÃO DISPENSAM O USO DO PROTETOR SOLAR (Foto: Thinkstock)

Você já deve ter ouvido que passar protetor solar todas os dias é muito importante. Isso porque além do produto proteger a pele das radiações UVA e UVB, ele a previne de manchas, envelhecimento precoce e câncer. Por isso é preciso aplicá-lo até mesmo em dias nublados e independente do seu tipo de pele.

"Toda pele precisa de fotoproteção, o que se diferencia entre elas é o fator de proteção, quanto mais morena a pele, menor pode ser o fator. Quem é branca deve usar protetor com FPS 50, morenas com FPS 30 e negras com FPS 15", afirma Karla Assed, que atende famosas como Angélica e Deborah Secco. 

Para você tornar a aplicação do produto um hábito, pedimos que as especialistas ensinassem a inclui-lo na rotina de beleza diária junto hidratantes e maquiagens. Elas explicam que nenhum produto com FPSsubstitui o protetor solar, eles precisam ser usados juntos para que a proteção seja maiseficaz. O hidratante deve ser o primeiro produto aplicado na pele e, após 10 minutos, você passa o protetor com FPS de acordo com o seu tom. "O protetor com textura em gel é ideal para peles mais oleosas e em creme ou loção fluida para peles mais ressecadas e envelhecidas", explica Silvia de Mello, dermatologista da clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Sérums e outros produtos anti-idade também devem ficar em baixo do protetor.

Base e pó com ou sem FPS podem ser passados por cima do protetor logo em seguida. "O BB cream é interessante para pessoas que têm resistência ao uso de produtos e falta de tempo, pois usem três funções: hidratam, protegem e dãocobertura", explica Silvia. "Não e o ideal, mas pode ser uma solução." Outro item prático é o protetor com cor - que tem cobertura mais eficaz que o BB cream -, e é uma boa opção para reaplicar durante o dia. Se você trabalha na rua, deve passar o protetor a cada duas. "O certo é lavar o rosto, reaplicar o hidratante e depois colocar o filtro novamente, mas se não tiver como, recomendo reaplicar o filtro mesmo sem lavar, por cima da maquiagem."

Fonte: Revista Marie Claire

Postagens populares