segunda-feira, 29 de junho de 2015

5 receitas de sopas funcionais para se aquecer e manter a forma no inverno





Em vez de optar por temperos industrializados, aposte no caldo de legumes natural que além de ser saudável, não vai engordá-la. Veja as receitas indicas por Alessandra Almeira, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa





Uma sopa quentinha é uma ótima pedida para o inverno. Mas, na hora de fazer um prato que parece simples pode-se errar. “As sopas sempre devem ser elaboradas com caldo de legumes natural. Os temperos industrializados são ricos em substâncias químicas que aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré-fatores de câncer", explica Alessandra Almeida, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio. Ela também diz que deve-se ter cuidado com a quantidade de sódio presente nos rótulos desses produtos industrializados."Evite sopas prontas vendidas no mercado."

Aqui, ela ensina 5 receitas de sopas saudáveis - e pouco calóricas - para você fazer neste inverno.

SOPA DE COUVE-FLOR COM CEBOLINHA
Ingredientes: ½ unidade de couve-flor + 300 ml de água + ½ maço de cebolinha picada + 1 cebola + 2 dentes de alho + 2 colheres de sopa de azeite + sal a gosto.
Preparo: Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a couve-flor, mexa por uns instantes e adicione a água. Bata no liquidificador. Adicione o sal neste momento. Retorne tudo a panela com o cheiro verde, mexa por uns instantes e desligue o fogo.

SOPA DE LENTILHA COM MANJERICÃO
Ingredientes: ½ xícara de chá de lentilha + 2 xícaras de couve-flor + 2 cebolas pequenas + 2 dentes de alho + 1 colher de sopa de azeite + 8 a 10 folhas de manjericão fresco.
Preparo: Cozinhe a ervilha e a couve-flor com água. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite e bata no liquidificador com a água de cozimento, um fio de azeite e o manjericão fresco. Acrescente uma concha do que foi batido no liquidificador no refogado e mexa por uns instantes. Adicione o restante da sopa. Ajuste o sal e ervas a gosto.


SOPA DE BETERRABA
Ingredientes: 2 xícaras de couve-flor + ½ beterraba + 1 cebola roxa + 2 dentes de alho + 2 colheres de sopa de cheiro verde + 1 colher de sopa de alecrim.
Preparo: Cozinhe a couve-flor e a beterraba em água e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Bata no liquidificador a couve-flor, a beterraba e o alecrim com o refogado e 1 colher de sopa de azeite. Salpique cheiro verde e sirva em seguida.


SOPA DE PALMITO COM ALHO PORÓ
Ingredientes: 1 palmito pupunha fresco + ½ xícara de chá de alho poró + 1 cebola branca + 2 dentes de alho + sal a gosto + 2 colheres de sopa de azeite.
Preparo: Em uma panela, refogue a cebola branca com o alho no azeite, acrescente o palmito e o sal. Mexa um pouco e acrescente a água. Deixe cozinhar até o palmito amolecer bem, no ponto de bater no liquidificador. Bata no liquidificador, acrescentando água aos poucos até ficar na consistência desejada. Faça um refogado de azeite com alho poró e transfira a sopa para esse refogado. Mexa por uns instantes e desligue o fogo. Enfeite a sopa com cebolinha picada.

SOPA DE ABOBRINHA PICANTE
Ingredientes: 1 abobrinha + 1 cebola + 2 dentes de alho + 1 colher de chá de curry + 1 colher de sopa de azeite.
Preparo: Cozinhe a abobrinha em água e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Bata no liquidificador a abobrinha com o refogado e 1 colher de sopa de azeite. Ajuste o sal e sirva.


Postagens populares